Levantamento do Ibope sobre o segundo turno das eleições presidenciais mostra Jair Bolsonaro (PSL) novamente à frente de Fernando Haddad (PT). O deputado conta com 57% dos votos válidos, enquanto o petista tem o apoio de 43% dos consultados na pesquisa divulgada nesta terça-feira.
A contagem, que exclui brancos, nulos e indecisos como a Justiça Eleitoral faz no dia da eleição, mostra continuidade da vantagem do presidenciável do PSL sobre o petista.
Quem são os vices à Presidência da República
Pesquisa anterior do Ibope, divulgada em 15 de outubro, mostrou Bolsonaro com 59% dos votos válidos e Haddad, com 41%. A vantagem que era de 18 pontos, então, caiu para 14, sendo que as duas variações estão dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Levando em conta o eleitorado total, Bolsonaro aparece à frente por 50% a 37%. Há ainda 10% que hoje pretendem anular ou votar em branco, e 3% que não souberam responder.
A pesquisa sobre a disputa presidencial é a primeira a sair após reportagem da Folha de S.Paulo mostrar que empresas estavam interferindo nas eleições ao comprar pacotes de disparos de mensagens contra o PT no WhatsApp.
A pesquisa do Ibope também mostrou movimentos de queda da rejeição a Haddad e crescimento no caso do capitão reformado.
Em relação ao petista, 41% dos entrevistados responderam que não o escolheriam em nenhuma hipótese. No levantamento anterior, 47% haviam dado essa resposta.
TSE divulga carta aos brasileiros e garante segurança das urnas eletrônicas
Sobre Bolsonaro, 40% afirmaram que não o escolheriam de modo algum (antes eram 35%), enquanto 41% disseram que certamente votariam nele (na semana passada eram 37%).
A sondagem do Ibope, de âmbito nacional, ouviu 3.010 eleitores entre os dias 21 e 23 de outubro, e foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo. O nível de confiança é de 95%. Está registrada no TSE (BR?07272/2018).